Restaurante Rosty - A melhor Batata Rostie - Pizzaria e Creperia

História da Batata

Restaurante Recreio dos Bandeirantes

    A batata, originária do sul do Peru, logo ao norte do lago Titicaca, cultivada há mais de 7.000 anos e introduzida na Europa no século 18, é hoje um dos mais importantes alimentos do mundo, junto com o trigo, o arroz, e o milho. Com mais de 5.000 variedades diferentes (sem contar a batata doce e a batata baroa que nada têm a ver com a batata), curiosamente 99% das batatas consumidas no mundo são derivadas das espécies cultivadas no Chile.

    A batata é um tubérculo (parte da raiz da planta), que contém boas quantidades de vitaminas C e do grupo B, de ferro, potássio, zinco e manganês, além de proteínas e fibras. É de cultivo relativamente fácil, requerendo pouca água e produzindo grandes quantidades em tempo curto.

    As variedades mais consumidas no mundo são híbridas, ou seja, foram produzidas através do cruzamento de espécies ao longo dos séculos. Alguns tipos são mais próprios para fritar, outros para cozinhar, dependendo de características como quantidade de água e tamanho do tubérculo.

    Batata Rostie

    Dos vários pratos feitos com batatas, destacamos a Batata Rosti (ou Rösti), um prato suíço do cantão de Berna, feito de batatas raladas e fritas em formato de panquecas, misturadas ou não a outros ingredientes, como bacon, cebolas, queijo, maçãs ou ervas frescas.

    Rösti é um prato de batata da Suíça, do Cantão de Berna, pertencente à "parte alemã" do país. Cada um dos 26 cantões, como são chamadas as regiões da Suíça, descobriu um jeito diferente de preparar as batatas. Em geral, elas são servidas no formato de uma panqueca e podem levar outros ingredientes na receita, como bacon, cebola, queijos, maçãs e ervas frescas dependendo da região e sua respectiva influencia dos paises vizinhos (França, Alemanha, Áustria e Itália).

    Rösti significa "crocante e dourado" e as batatas passam a ter estas propriedades depois de fritas em frigideira com manteiga e óleo até ficarem com uma crosta dourada nos dois lados. Antes de serem fritas, elas são cozidas e descansam por doze horas até serem raladas em grossas fatias. É servido geralmente para acompanhar outros pratos.

    Batata no Mundo

    Tão difundida no mundo, a batata deve seu nome em português ao espanhol patata, uma mistura do quíchua papa e do taino batata (a batata doce). E outros povos, como chamam a batata?

    Inglês: potato
    Alemão: Kartoffel
    Francês: pomme-de-terre
    Holandês: aardappel
    Italiano: tartufoli
    Esloveno: Krompir
    Búlgaro: kartof
    Hindi e Nepali: aloo
    Gujarati (norte da Índia): bataka ou batata
    Polonês: ziemniaki
    Russo: kartofel
    Sueco: jordpäron
    Finlandês: peruna
    Indonésio: kentang
    Chinês: tudòu (feijão-da-terra)

    Curiosidades sobre a batata

    A batata foi introduzida na Europa antes de 1520 sendo responsável pela primeira revolução verde no velho continente: os ingleses incendiavam os trigais e matavam os porcos criados pelos irlandeses, levando o povo à miséria, entretanto a batata resistia ao pisoteamento das tropas, às geadas e ficavam armazenadas no solo.

    Alguns governantes impuseram medidas para a difusão da batata na Europa: Frederico Guilherme , da Prússia, ordenou a amputação do nariz de todos os camponeses que não plantassem batatas; Luis XVI, da França, ordenou a instalação de canteiros em locais públicos com a presença da guarda armada somente durante o dia - o que vale ser guardado vale ser roubado.

    A difusão da batata em outros continentes ocorreu através da colonização realizada pelos países europeus, inclusive no Brasil. Inicialmente era cultivada em pequena escala em hortas familiares, sendo chamada de batatatinha, assim como na construção de ferrovias ganhou o nome de batata inglesa, por ser uma exigência nas refeições dos técnicos vindos da Inglaterra.

    Pesquisadores da história da alimentação apontam duas razões básicas para o êxito e a disseminação da batata: o valor energético / ausência de colesterol e o fato de possuir sabor e cheiro pouco acentuado, possibilitando centenas de combinações que resultam em sabores diferentes.

    Nutricionistas da FAO afirmam que uma dieta composta de batata e leite poderia suprir, em caráter de emergência, todos os nutrientes de que o organismo humano precisa para se manter.

    Atualmente a batata é o quarto alimento mais consumido no mundo, após arroz, trigo e milho.